Escola da Terra SC inicia mobilização de participantes

21/12/2023 17:04

Com execução organizada pelo GECA/UFSC e recursos do Ministério da Educação (MEC), o programa de formação continuada e acompanhada de professoras e professores de escolas públicas atuará em três municípios de Santa Catarina em 2024.

No final do segundo semestre de 2023, o GECA/UFSC deu início às atividades de mobilização de professoras e professores para apresentação e participação no programa “Escola é Vida em Comunidade: Escola da Terra UFSC”. É a terceira vez que o grupo organiza a formação no estado e, nesta edição, os municípios participantes são Canoinhas, Imaruí e Santa Rosa de Lima. A meta é mobilizar 120 profissionais que atuam no Ensino Fundamental da rede pública para a formação, que tem carga horária de 180 horas ofertadas em Alternância, sendo 120h de Tempo Universidade e 60h de Tempo Comunidade/Escola. O programa está previsto para ser desenvolvido em três etapas, durante sete meses de 2024, tendo como eixos a agroecologia como meio de produção e preservação da vida; e a escola do campo, como espaço de fortalecimento comunitário.

As atividades de mobilização tem o intuito de apresentar às professoras e professores dos municípios os detalhes do histórico do Escola da Terra e da programação proposta para a edição de 2024.

Se você trabalha como professora/ professor no Ensino Fundamental da rede pública de educação dos municípios de Canoinhas, Imaruí ou Santa Rosa de Lima, inscreva-se neste formulário.

Confira mais informações sobre o Escola da Terra SC aqui

Por Suelyn da Luz, jornalista e integrante do GECA/UFSC