Projetos

O GECA coordena alguns Projetos de pesquisa e extensão, além do PIBID – Educação do Campo e a Escola da Terra. Nessa página, você poderá saber mais sobre cada um deles, além de acompanhar nos posts do site as atividades e novidades que cada projeto proporciona! Bem-vindes.

 

Projeto de extensão: Projeto Fazendinha: aproximando as escolas da cidade ao campo – coordenadora: Profa. Marilia Gaia

A questão ambiental, nos últimos anos, tem estado mais presente no cotidiano das pessoas, propiciando uma nova visão do mundo em que vivemos. Despertar desde os primeiros anos de vida a importância da relação ser humano e natureza é fundamental, sendo também papel da escola via ações de Educação Ambiental e Agroecologia. A Fazenda Experimental da Ressacada, localizada no Bairro da Tapera (Florianópolis, SC) conta com criações de bovinos, ovinos e coelhos, além de unidades experimentais de produção agrícola, com sistemas agroflorestais, hortas agroecológicas, lavouras, entre outras. Estes setores objetivam o desenvolvimento de aulas práticas e pesquisa acadêmica para os cursos de Ciências Agrárias e outros da UFSC. No entanto, a estrutura também tem sido utilizada na formação de crianças com o enfoque da Agroecologia, Educação do Campo e produção de alimentos saudáveis. Um processo educativo deste tipo em uma Fazenda-Escola poderá permitir que crianças do meio urbano da grande Florianópolis tenham contato com a rotina do meio rural, com vivências direcionadas para um maior entendimento sobre as criações animais tais como: alimentação e cuidados de animais de fazenda, nascimento de cordeiros e bezerros, tosquia anual, beneficiamento da lã (lavar, cardar e fiar) e a produção de alimentos da horta, com base agroecológica e respeito à natureza. O Núcleo de Agroecologia dispõe atualmente de conjunto de 47 piquetes para pastoreio com 60 ovinos, aprisco, horta mandala, horta em canteiros convencionaos, brete para manejo de animais e área de mata preservada. Estudantes dos cursos de Agronomia e Zootecnia, além de técnicos da área de agrárias são integrantes do Núcleo e participam do dia a dia da Fazenda Experimental Ressacada. O manejo diário inclui a alimentação dos animais e manejo sanitário e zootécnico, e manejo da horta. Neste sentido, o referido projeto busca oferecer atendimento a escolas públicas e privadas da Grande Florianópolis para visitação ao Núcleo de Agroecologia e outros espaços da Fazenda Experimental da Ressacada, bem como apoio a professoras e professores da educação básica para desenvolvimento de atividades ligadas à Educação Ambiental, Agroecologia, Permacultura e Educação do Campo. Serão agendadas visitas mensais e a preferência será por ordem de agendamento e para escolas públicas, a visita será orientada por estudantes de graduação e supervisão da professora coordenadora.

 

Projeto de extensão: Ensino de Ciências da Natureza e Educação do Campo: tecnologia social articulando conhecimentos – coordenadora: Profa. Gabriela Furlan

Este projeto tem por objetivo articular os conhecimentos inerentes às Ciências da Natureza, à Agroecologia e à Educação do Campo a partir da Tecnologia Social como elemento mediador e articulador dos conhecimentos científicos e populares e/ou cotidianos. O projeto será desenvolvido no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agroecologia da Fazenda Ressacada da UFSC, por ser este um espaço de ensino, pesquisa e extensão, capaz de acolher a comunidade para realização de práticas agroecológicas. O projeto visa o desenvolvimento de ações voltadas para a articulação e produção de tecnologia social com o uso de plantas medicinais, alimentícias não convencionais entre outras, envolvendo às mulheres de baixa renda e participantes do Projeto Plantio Agroecológico Solidário (PAS), além de estudantes do Curso de Licenciatura de Educação do Campo, professoras e professores das escolas públicas e privadas do campo e da cidade, bem como demais interessados. O projeto buscará organizar encontros envolvendo a comunidade pretendida e a universidade, a partir de rodas de troca de saberes e oficinas temáticas a partir do manejo da horta medicinal. Além destas, serão realizadas outras oficinas como: processamento de plantas medicinais e alimentícias não convencionais para a promoção da saúde do ser humano, animal e do ambiente, organização coletiva de mulheres e agroecologia entre outras temáticas que serão demandadas pela comunidade participante. Como resultado, espera-se que a articulação entre os conhecimentos científicos e populares possam contribuir com o avanço e construção de diferentes tecnologias sociais com o uso de plantas variadas. Espera-se ainda que a comunidade envolvida possa se organizar coletivamente para realizar capacitações e promover a geração de renda.

 

PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Educação do Campo – coordenadora: Profa. Gabriela Furlan, coordenadoras voluntárias: Profa. Carolina Orquiza, Profa. Natacha Eugênia e Profa. Graziela Del Mônaco

O PIBID é uma iniciativa que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação – MEC e tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira. O programa é regulamentado pela Portaria CAPES nº 83, de 27 de abril de 2022. No subprojeto Educação do Campo, o PIBID tem como objetivo geral fortalecer a formação docente no Curso de Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina, a partir do:
1) Fortalecimento do trabalho coletivo e multidisciplinar por meio da formação por área de conhecimento, com especificidade na área de Ciências da Natureza e Matemática;
2) Possibilidade de articulação entre a formação acadêmica e a experiência escolar desde o início do curso de formação, por meio da estratégia curricular da Pedagogia da Alternância;
3) Propiciar a vivência na realidade escolar do campo buscando a relação teoria e prática com vistas à expansão dos níveis de escolarização e permanência qualificada dos sujeitos do campo em diferentes contextos;
4) Vivenciar ações de acesso à educação e ao conhecimento em uma relação respeitosa com os saberes e os fazeres dos sujeitos que vivem nos diversos territórios catarinenses;
5) Fortalecimento das escolas do campo ou escolas que recebem os sujeitos do campo, possibilitando que as especificidades desses sujeitos sejam consideradas no processo de ensino e de aprendizagem escolar.
O Edital PIBID 2020 foi desenvolvido em parceria com a escola 25 de Maio em Fraiburgo – SC, contando com 8 bolsistas de iniciação à docência e 1 professor supervisor. O Edital 2022, que está em andamento, conta com 24 bolsistas e 3 professores supervisores, divididos entre as escolas campo, parceiras do PIBID Educação do Campo neste edital: escola do campo EBM Alberto Wardenski no município de Canoinhas – SC e com a escola EBM Albertina Madalena Dias no município de Florianópolis – SC
Grupo de Estudos Feministas na perspectiva do materialismo histórico dialético – coordenadora: Prof.a Carolina Orquiza

O Grupo de Estudos foi criado no ano de 2019 e é formado por acadêmicas, sendo estas docentes, discentes e pós-graduandas, além de mulheres participantes de sindicatos, instituições e movimentos sociais. É um grupo contínuo, que se reúne periodicamente, tendo como objetivo realizar leituras, estudo e discussão sobre as relações sociais de gênero, raça e classe, na perspectiva marxista e do materialismo histórico dialético, a fim de fortalecer as ações e práticas das participantes em suas organizações sociais. O grupo também realiza ações como organização de eventos de formação política; atividades junto ao grupo Madalenas na Luta, vinculado à escola de teatro político; participação em atividades formativas e políticas ligadas às pautas do grupo, etc.