Escola da Terra
Curso de Especialização Educação do Campo: Currículo, Prática Pedagógica e Área de Conhecimento. (Pós-graduação Lato Sensu).
Período de 10 a 25 de abril de 2025 EXCLUSIVAMENTE pelo site: https://capg.sistemas.ufsc.br/inscricao/
As informações para a inscrição estão no EDITAL Nº 01/2025 – Especialização Educação do Campo
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
O curso terá duração de 18 meses (carga horária de 360h), ocorrerá em quatro eixos que deverão ser interconectados: Fundamentos da Educação do Campo, Currículo, Área do Conhecimento e Pesquisa e será organizado em Alternância dos tempos pedagógicos: Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC).
O TU será desenvolvido nas disciplinas teórico-práticas perfazendo um total de 270 horas. O TU da Turma 1 será em Canoinhas e o da Turma 2 em Laguna. Ambas as turmas terão aulas concentradas em Florianópolis. O TU ocorrerá da seguinte forma:
- Encontros mensais, aos finais de semana (sexta à tarde e à noite e sábado manhã e tarde) com carga horária de 15h – cada encontro (Total de 11 encontros);
- Encontros no período de recesso e férias escolares, carga horária concentrada, completando 30h em duas etapas (julho/2025 e fevereiro/2026);
- Seminário de Encerramento com defesa de TCC – 30h (agosto 2026);
- Carga horária remota de 20% de parte das disciplinas teóricas utilizando-se a plataforma de aprendizagem Moodle como meio de comunicação com os estudantes.
O TC será compreendido como o tempo de retorno aos territórios e comunidades para realizar o estudo da realidade sobre as escolas, os processos educativos com sujeitos do campo, perfazendo um total de 90 horas. O TC ocorrerá durante as aulas práticas para o desenvolvimento do estudo da realidade que dará subsídio para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O curso é voltado a Trabalhadores/as de Escolas do Campo e educadores/as de organizações sociais que atuam com sujeitos do campo, das águas e das florestas;
Egressos/as da Licenciatura em Educação do Campo e do Curso “Escola da Terra”. Serão oferecidas 60 (sessenta) vagas com ações afirmativas conforme detalhado no edital de inscrição.
Os egressos do curso receberão o diploma de Especialização em Educação do Campo: currículo, prática pedagógica e área do conhecimento que será emitido pela UFSC.
Apresentação do Programa Escola da Terra
A Escola da Terra é um programa de formação continuada e acompanhada de professoras e professores, que propõe como principal estratégia de educação a utilização de recursos pedagógicos para a construção do conhecimento de educandas e educandos a partir da valorização de seus contextos socioculturais. É desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Programa Nacional de Educação do Campo (PRONACAMPO).
O PRONACAMPO é uma política específica para o campo, que compreende a educação como um direito público subjetivo e reconhece a dívida do poder público em relação ao direito dos povos do campo à educação. Lançado pelo Governo Federal em 20 de março de 2012, Portaria no 86 de 02 de fevereiro de 2013, o PRONACAMPO define ações específicas de apoio e efetivação do direito à educação dos povos do campo e quilombola, considerando as
reivindicações históricas oriundas dessas populações.
O Programa Escola da Terra – UFSC
Em Santa Catarina, a Escola da Terra vem sendo desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desde 2014. Na primeira edição, participaram 184 professoras e professoras, de 51 municípios de todo o estado.
A segunda edição ocorreu entre 2016/2017 no Planalto Norte Catarinense. Contou com a participação de 853 professoras e professores de oito municípios (Canoinhas, Mafra, Monte Castelo, Papanduva, Bela Vista do Toldo, Irineópolis, Três Barras e Major Vieira).
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Edição Escola da Terra Santa Catarina 2023
A partir de 2023, o programa volta para a realização do curso de aperfeiçoamento para professoras e professores “Escola é Vida em Comunidade: Escola da Terra UFSC”. O objetivo é promover a reflexão sobre a produção do conhecimento desde a perspectiva da Educação do Campo, tendo como eixos a agroecologia, como meio de produção e preservação da vida; e a escola do campo, como espaço de fortalecimento comunitário. A meta é envolver 120 professoras e professores que trabalham no Ensino Fundamental, nos municípios de Canoinhas, Santa Rosa de Lima e Imaruí, com 40 vagas previstas para cada município, totalizando 120 vagas.
A carga horária prevista é de 180 horas ofertadas em Alternância, sendo 120h de Tempo Universidade e 60h de Tempo Comunidade/Escola.
O curso é dividido em três etapas, com seminários de lançamento, seminário de finalização e formação mensal nos municípios, ao longo de sete meses:
- Tempo Universidade 1 (20h) – Seminário de Lançamento do Curso de Aperfeiçoamento “Escola é vida na Comunidade: Escola da Terra UFSC”
- Tempo Universidade 2 – 6 (56h) – As escolas e as comunidades do campo: Esta etapa da formação será realizada ao longo de seis atividades formativas pedagógicas, desenvolvidas nos municípios e que serão acompanhadas por formadoras e formadores, tutoras e tutores, para desenvolvimento de conteúdos referentes aos Eixos EDUCAÇÃO E ESCOLA do CAMPO e AGROECOLOGIA. Nesta parte do curso também serão propostos intercâmbios entre os municípios participantes.
- Tempo Escola-Comunidade (60h): Os/as professores/as desenvolverão o Inventário da Realidade em suas escolas e/ou comunidades. O Inventário e os conhecimentos apreendidos durante a formação do Tempo Universidade serão apresentados no seminário de finalização do curso. Os documentos resultantes deverão dar subsídios para a elaboração de propostas pedagógicas, materiais didáticos ou outros produtos que emergirem da formação, tendo como base a o título do curso, “Escola é Vida na Comunidade”. Para apoiar as atividades realizadas durante o Tempo Escola-Comunidade será necessário o trabalho dos/as tutores/as e a utilização de comunicação remota entre participantes da formação: professores/as cursistas, docentes-tutores/as, professores/as formadores/as e coordenador estadual.
- Tempo Universidade 7 (40h) – Seminário de Finalização da formação continuada “Escola
é Vida na Comunidade: Escola da Terra UFSC”. O seminário será realizado em Florianópolis e terá carga horária de 40h e tem como objetivo apresentar os resultados do inventário e aprofundar os estudos acerca da realidade inventariada a partir das áreas do conhecimento: Ciências da Natureza, Humana e Social, Matemática e Linguagens. Atividades Formativas previstas: Apresentação do Inventário; Formação Humana e Educação do Campo; Mulheres do Campo: quintais produtivos e sementes crioulas; Soberania Alimentar e as escolas do campo; Ensino de Ciências da Natureza a partir da saboaria e os fitoterápicos; Raça, etnia e educação do campo; A literatura e a formação humana; A cultura popular nas escolas do campo.
Escola da Terra UFSC encerra o ano com seminários em três territórios
Os seminários marcaram a etapa de encerramento do curso de formação continuada para professores\as das escolas do campo e contaram com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos para a comunidade escolar
Durante o ano de 2024 o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (GECA/UFSC) trabalhou com a formação continuada de 108 docentes das escolas do campo, vinculados a 14 escolas nos territórios de Canoinhas (10), Imaruí (3) e Santa Rosa de Lima (1). O Curso de Aperfeiçoamento de 180h desenvolvido por meio do Programa Escola da Terra, contou com recursos do Ministério da Educação (MEC). O curso teve como centralidade o tema ‘Escola é vida na comunidade’, abordando os conteúdos pela perspectiva da Educação do Campo, e desenvolvendo como eixos a Agroecologia, como meio de produção e preservação da vida, e a Escola do Campo, como espaço de fortalecimento comunitário.
O Inventário da Realidade foi a ferramenta metodológica escolhida para estruturar a coleta e organização dos dados e relações da escola e território. Foram ao todo sete módulos trabalhados de fevereiro a novembro de 2024, organizados através da alternância com 120h de Tempo Universidade (TU) e 60h de Tempo Comunidade (TC). Durante o ano o grupo de formadores (as) se deslocou até os municípios para a realização das aulas no TU, aproximando-se da realidade escolar e das comunidades. O TC foi realizado na escola, vinculado ao trabalho docente e ao ambiente escolar.
Entre as atividades desenvolvidas durante o ano estão: o seminário inaugural realizado nos territórios simultaneamente e com conexão por link de transmissão, contando com a presença de representantes do Ministério da Educação, Secretaria de Estado da Educação e Secretarias Municipais, além de palestrantes locais, cursistas e o grupo de formadores (as) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); o seminário de encontro das turmas realizado em Florianópolis (SC), com palestras, aulas e oficinas cuja temática central foi a relação entre a educação, as Escolas do Campo e a Agroecologia e apresentação de trabalhos. A mesa de abertura deste evento, que abordou a Educação do Campo: memória e perspectiva, foi realizada em parceria com a Licenciatura em Educação do Campo da UFSC; e as atividades pedagógicas realizadas nos municípios de Canoinhas, Imaruí e Santa Rosa de Lima durante o ano, que contaram com aulas, visitas às escolas e comunidades e o seminário final da escola. Podemos observar a seguir alguns registros desses momentos.
Para a etapa final foram organizados e realizados pelas escolas nos territórios os seminários de socialização, cuja proposta, além da avaliação do curso, era a de apresentar e dialogar com a comunidade escolar os levantamentos e estudos desenvolvidos. Cabe observar que em algumas escolas a comunidade escolar já havia participado do desenvolvimento dos trabalhos, já que a metodologia do Inventário da Realidade tem como requisito esta integração. A seguir estão alguns dos registros dos seminários.
Em diferentes momentos da formação a discussão sobre escola do campo e vida na comunidade, mobilizou a produção e organização do conhecimentos, como também, memórias e discussões sobre o processo de nucleação, fechamento de escolas no campo, e o impacto e reorganização disso na vida comunitária e na sala de aula. Durante a etapa final e processo de avaliação se tornou nítido o movimento e impactos positivos que a formação continuada com as características presentes no Programa Escola da Terra proporciona, dando indicativos para a continuidade e ampliação da formação que pense a realidade da escolas e das comunidades nos territórios rurais, das águas e das florestas.